4 Tendências do Mercado Imobiliário 2022
Publicado em 24/11/2021
4 Tendências do Mercado Imobiliário 2022

O que esperar do pós-pandemia?

Pamela Mendes 24 de novembro de 2021 - 4 minutos de leitura Conhecer as tendências do mercado imobiliário significa sair na frente da concorrência. Imagine um jogo de xadrez em que você consegue prever as jogadas do seu adversário. É possível que você chegue no xeque mate muito mais rápido e obtenha uma vitória. No mercado imobiliário funciona da mesma forma. Quando você prevê o movimento do mercado e do seu cliente, você vende mais e faz seu xeque mate. Mas como saber o que vai acontecer no futuro? Analisamos artigos, notícias e perfis de grandes especialistas de marketing, dados e economia e levantamos 4 Tendências pra você se preparar. Confira:
  • Robotização x Humanização: uso de bots na corretagem
  • Live commerce: como adaptar para a venda de imóveis
  • Boom de investidores no Mercado Imobiliário 2022
  • Uso de dados em transações imobiliárias
Antes de continuar, se você trabalha no mercado imobiliário, nós temos um evento inédito e gratuito pra te convidar. Participe da Previsão PowerClass e veja 7 especialistas falando sobre o mercado imobiliário pós-pandemia AO VIVO. Inscreva-se aqui. Por que falar de tendências? Uma tendência é uma mudança de comportamento de mercado que será seguida e replicada em massa. Ela pode durar alguns dias, meses ou até mesmo vir para ficar! E está intimamente ligada a movimento, a novas perspectivas para o mercado. Se você conhece e estuda tendências, já está na frente de boa parte dos concorrentes. E tem mais chances de entender o que o seu cliente quer e espera do seu atendimento. Isso é muito importante, não é mesmo? Agora vamos às tendências do mercado imobiliário! 1 - Robotização x Humanização: uso de bots na corretagem Os chatbots estão chegando com tudo em 2022. E pra você que está por aí se perguntando: mas o que é isso? Não se assuste em saber que você com certeza já conversou com um bot esse ano ;) Sabe quando você liga para a operadora de celular e tenta cancelar seu plano - o atendimento soa um pouco robótico, não é mesmo? E é! Na maioria das vezes, você está conversando com um bot, ou um robô. A Inteligência Artificial vem como uma solução de atendimento, atuando diretamente na rapidez de resposta e solução de problemas. E ela está ganhando muito espaço no Mercado Imobiliário, que a vê como uma carta na manga na hora de agendar visitas e ou até mesmo fornecer informações sobre um imóvel. O que faz muito sentido, pois ela facilita o trabalho do corretor de imóveis, permitindo que ele tenha mais tempo para focar no cliente. Como já tem as informações básicas captadas pelo bot, pode se dedicar mais a negociação e venda. Mas será que isso não torna o processo muito robótico? Há 50% de chance disso acontecer e é a imobiliária ou o corretor que vai decidir o rumo. O chatbot resolve a parte burocrática do atendimento, deixando a outra parte para o corretor, que soma com a humanidade na fala e escrita. Na pesquisa de informação, conhecimento do cliente, negociação, técnica de venda, quem comanda é o corretor. E isso deve estar muito evidente, caso contrário, negociar com o chatbot e com o corretor pode ser a mesma coisa. 2 - Live commerce: como adaptar para a venda de imóveis A Live Commerce é uma tendência dessas que vêm para ficar. Ela tem dominado os segmentos de beleza e tecnologia e é ótima para aplicar gatilhos de urgência e prova social. Com certeza você já estava passeando pelo Instagram e viu aquela loja que você gosta muito fazendo uma live de venda. E também viu as pessoas comentando: “eu quero!” ou “quero mais informações do produto!” Mas diferente dos produtos de compra rápida, os imóveis demandam mais tempo de análise e de argumentação com o cliente, e é aí que entra a adaptação. Imagine um evento pocket de lançamento de imóvel, porém numa versão online. Por que não tentar? Como fazer Live Commerce no Mercado Imobiliário? Você pode usar o Instagram ou até mesmo o Youtube para anunciar a abertura de venda de um imóvel que é muito desejado na sua carteira. Prepare seus clientes com posts e e-mail marketing avisando do dia da Live e trazendo um resumo do que você vai mostrar. No dia da Live, faça uma visita guiada ao vivo pelo imóvel, apresente os detalhes dos móveis, da arquitetura. Fale sobre a localização, prepare uma lista de pontos fortes que encantem e envolvam os clientes. Aproveite o momento para falar sobre preços e condições de pagamento e se houver interessados, marque um café perto do imóvel! Inclusive, por que não fazer uma parceria com uma empresa que faz análise de crédito? Imagine seus clientes interessados e já podendo fazer avaliação ali na hora... #FicaADica. Com a inflação em alta e eleições em 2022, muito tem se especulado sobre uma bolha imobiliária no próximo ano. Porém, segundo a Revista Exame, 2 gigantes do setor, Daniel Cherman, diretor geral da Tishman Speyer e Roberto Perroni, sócio e CEO da Brookfield Properties Groups Brazil acreditam que o mercado será muito visado por investidores. Dá uma olhada no que o Daniel Cherman previu: “Volatilidade política, inflação e aumento nos juros vão atrapalhar a captação local, mas será um momento interessante para investir. Devem aparecer grandes oportunidades nos próximos 12 meses e quem estiver capitalizado vai conseguir aproveitar esse movimento”. Segundo dados do mercado, o volume de imóveis prontos está baixo e acredita-se que os financiamentos para quem quer construir ou comprar um imóvel serão facilitados. Além disso, com as taxas de crédito na casa de um dígito, a valorização de um imóvel novo pode até mesmo superar o valor de um empréstimo. Interessante, não é mesmo? Outro movimento que se tornará tendência em 2022 é o uso de dados para prever ou basear transações imobiliárias. Dois bons exemplos são: o uso de apps para captação de imóveis e o uso de Pixel para encontrar clientes em potencial. Como você tem encontrado os imóveis da sua carteira? A captação com base em potencial de consumo, renda, densidade habitacional tende a ser mais assertiva para o corretor. E ter acesso a essas informações já não é mais um bicho de sete cabeças. Existem diversos aplicativos e plataformas que realizam essa análise por um preço acessível, as quais podemos citar aqui o BeeMob Data, por exemplo. Como o Pixel pode me ajudar a encontrar clientes? O Pixel é um código adicionado por um programador ao site da imobiliária. Existem várias finalidades dele e uma delas é a conversão. Imagine poder identificar o que cada cliente que visitou o seu site procurou nos filtros: “Imóvel com 3 quartos, 2 banheiros, no Centro de São Paulo”. Seria muito mais fácil analisar os imóveis em destaque e os possíveis clientes, não é mesmo? O Pixel consegue fazer essa análise pra você, aumentando as chances de venda. É o futuro e também é o presente. O Pixel e a análise de dados já vêm sendo muito utilizados e devem ser um divisor de águas nos próximos anos. #FiqueLigado. E aí, curtiu esse conteúdo? Então deixe um comentário aqui embaixo comentando a sua visão sobre essas tendências do mercado imobiliário. E não deixe de se inscrever na 5ª Previsão PowerClass, um evento gratuito para corretores de imóveis, no qual 7 especialistas vão falar sobre as tendências do mercado imobiliário pós-pandemia. Conheça o TTI (Curso Técnico em Transações Imobiliárias) do IBREP. Veja mais conteúdos para Corretores de Imóveis aqui.